SOBRE A LUZ DO SOL

SOBRE A LUZ DO SOL

 

José Fernandes de Lima[1]

 

A energia que nós consumimos na superfície da Terra está vindo ou veio algum dia do Sol, na forma de radiação solar. Uma parte significativa da radiação recebida é distribuída aleatoriamente na forma de calor, que é uma forma de energia que precisa ser transformada. 

No entanto, quando esse aquecimento se dá de forma discriminada em diferentes partes da superfície terrestre, o aquecimento resultante provoca o deslocamento das camadas de ar - que nós chamamos de vento - e torna possível o aproveitamento energético mediante o que denominamos de energia eólica. Nesse processo, a energia do vento é transformada em energia elétrica, uma forma de energia fácil de manipular.

Essa mesma radiação pode provocar a evaporação da água que é armazenada na forma de nuvem, precipita-se na forma de chuva, alimenta os rios e as usinas hidroelétricas. Em outras palavras, significa dizer que aquela energia das quedas-d’água teve origem na energia proveniente do Sol.

Nos últimos tempos, os engenheiros têm usado placas solares compostas de silício, as quais são capazes de transformar a energia luminosa da radiação solar diretamente em energia elétrica. Essa fonte de produção de energia é chamada de energia solar.

Quando fazemos uso dos chamados combustíveis fósseis, derivados do petróleo ou do carvão, em última análise, estamos usando uma energia proveniente da radiação solar que no passado foi armazenada na forma de energia química.

O processo pelo qual as plantas transformam energia da luz solar em energia química é chamado de fotossíntese. Nas plantas, esse processo ocorre dentro das organelas especializadas chamadas de cloroplastos.

A fotossíntese é uma das principais fontes de energia da natureza, não só para os vegetais, mas para outros seres vivos.

 

A reação química que acontece na fotossíntese é a reação de 6 moléculas de dióxido de carbono com doze moléculas de água resultando em uma molécula de glicose, seis moléculas de água e mais seis moléculas de oxigênio.

6 CO2 + 12 H2O + luz ® C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2.

Essa fórmula nos diz que: na presença da luz, o dióxido de carbono reage com a água para produzir glicose mais água e oxigênio.

 

A música e a arte podem facilitar a compreensão de conceitos científicos. Muitas vezes, a liberdade poética exercitada pelo artista funciona como motivação, facilita a discussão e aumenta o interesse pelo assunto. 

 

No caso do tema em discussão, creio que uma boa aula poderia ser iniciada com a audição da música de Caetano Veloso, chamada “Luz do Sol”, do álbum “Caetanear”, de 1985.

 

A música inicia com os seguintes versos:

 

Luz do Sol

Que a folha traga e traduz

Em verde novo

Em folha, em graça 

Em vida, em força, em luz.

 

Ao usá-la como introdução, o professor pode discutir com seus alunos os temas abordados com liberdade poética pelo compositor e mostrar os fatos científicos correspondentes. 

O poeta fala que a folha traga e traduz a luz recebida do Sol. Diz que essa energia é transformada em novas folhas verdes, em vida, em força e em nova luz

Nesses versos, Caetano fala que a folha traga a luz do sol e a transforma em um verde novo, ou seja em novos vegetais, em novas folhas. 

Diz também que a folha vai além e produz graça, ou seja, traz beleza que pode ser admirada pelo ser humano. Diz ainda que a folha transforma a luz recebida em vida. 

As plantas são seres vivos que possuem força e potência transformadora, servem de alimento para os animais que não são capazes de absorver a energia diretamente da luz solar. 

E diz, também, que a energia recebida um dia poderá ser transformada novamente em luz. É o que acontece quando as plantas são queimadas. 

O professor está livre para mostrar outros aspectos da beleza. Pode mostrar que por trás de uma simples folha que parece parada, há uma série de fenômenos de extrema beleza que só podem ser apreciados através do uso do intelecto.

Pode, ainda, prosseguir falando sobre a valorização da vida, sobre a força da natureza, sobre a necessidade da preservação do ambiente e sobre a relação entre os seres humanos. 

Se, depois de tudo isso, a turma ainda estiver disposta, o professor pode falar sobre a fusão nuclear e explicar como a fusão de átomos de hidrogênio resulta na fonte primária da energia do Sol. 

 



[1] Físico e Professor

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