SOBRE SAMBA E CONHECIMENTO

SOBRE SAMBA E CONHECIMENTO

 

José Fernandes de Lima[1]

 

Em 2019, depois de 25 anos desfilando pelo grupo de acesso do carnaval paulista, a Escola de Samba Colorado do Brás foi promovida para o grupo especial. 

O samba apresentado pela agremiação fazia uma homenagem ao Quênia e tinha o título de “Hakuna Matata, isso é viver”. Iniciava dizendo: Hakuna Matata/ é lindo dizer...Hakuna Matata/ pulsa nosso povo apaixonado/ Queniano é o tambor colorado. 

Hakuna Matata é uma frase falada na África Ocidental, sobretudo na Tanzânia e no Quênia.

Uma tradução livre para Hakuna Matata é “Não se preocupe”, “Não tem problema”, “Está tudo bem”. É uma expressão que traduz o jeito de alguns povos africanos que têm um modo de vida bem tranquilo. É uma expressão característica dos praticantes da filosofia ubuntu.  A palavra ubuntu significa solidariedade, generosidade, harmonia. A filosofia ubuntu diz que você só existe porque os outros existem e diz que fazer o mal contra alguém é fazer o mal contra si mesmo. 

Essas ideias têm se espalhado para outros campos a exemplo do que aconteceu no campo da computação. Os leitores que trabalham com computação devem lembrar que o nome ubuntu é usado para denominar um sistema operacional derivado do Linux que pode ser instalado em PC e Mac.  

Voltando à expressão Hakuna Matata, cabe destacar que ela ficou conhecida por causa do filme “O Rei Leão”, lançado pela Disney, em 1994 e que teve continuação com o Rei Leão 2 e O Rei Leão 3.  

No filme, o pai do leãozinho Simba é assassinado, o tio convence o leãozinho a fugir para algum lugar distante e assume o trono. É nesse lugar distante que o Simba conhece os amigos Timão e Pumba, recebe aulas de ubuntu e permanece até a idade adulta. 

Tempos depois, Simba volta ao reino, enfrenta o tio, assume o poder e restaura o sistema, nos moldes do reinado do pai. 

O filme foi aclamado pela crítica e obteve grande sucesso de bilheteria. Ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e ganhou o prêmio de Melhor Canção Original com a música Can you feel the love tonight, composta por Elton John e Tim Rice. 

Não devemos deixar de lembrar que o filme que emocionou as crianças de todos os lugares é baseado numa história muito antiga. Uma história escrita faz 400 anos, é a história de Hamlet, uma peça de William Shakespeare. É a história do filho de um rei que foi assassinado pelo irmão e que busca desmascarar o tio.  

A comparação fica facilitada quando identificamos que no filme, o nascimento de Simba, filho do Rei Mufasa, causa inveja no irmão mais novo do rei, chamado Scar, porque o seu sobrinho herdará o trono. 

Na peça, Hamlet é um príncipe da Dinamarca cujo pai foi morto pelo próprio irmão, Cláudio, que em seguida o deporta para Inglaterra. Hamlet deseja vingar a morte do pai. 

No filme, Simba tem dois amigos – Timão e Pumba e na peça, Hamlet também tem dois companheiros – Rosencrantz e Guildenstern.

Tanto no filme como na peça, os tios dão um jeito de exilar o sobrinho. Outra semelhança reside no fato do fantasma do pai aparecer tanto para Simba como para Hamlet. Quando eles são assombrados pelas imagens dos pais, decidem retornar ao lar e promover a vingança.

A principal diferença entre o filme e a peça é que a história de Hamlet é uma tragédia, no final todos morrem, enquanto o filme tem um final feliz no qual Simba sobrevive, se casa com Nala e tem filhos e restaura o reino do pai.

Era de se esperar que o pessoal da Disney optasse pelo final feliz, pois não ficaria bem, numa obra para crianças, se o personagem principal morresse no final.

O samba enredo de autoria de Marcio Pessi, Edson Daffé, Evandro Bocão, Pereira e Marcelo, contribuiu significativamente para o bom desempenho da escola no sambódromo. Além disso, nos levou a viajar na nossa imaginação, nos impulsionou a transitar por diversas manifestações culturais, por outros caminhos e outras artes.  

Vejam, leitores, que iniciamos na realidade das savanas do Quênia, enveredamos pela discussão sobre a generosidade e solidariedade da filosofia ubuntu, passamos pelas músicas de Elton John e chegamos ao teatro. Depois, entramos pelo cinema, que é um celeiro da fantasia, e vimos como uma obra feita para o teatro pode ser rememorada e revisitada, tantos anos depois, de uma forma tão atual que pode ser apreciada pelas crianças. 

Esses fatos nos levam a crer que o carnaval pode ser analisado por prismas mais edificantes, que liguem, por exemplo, o samba à produção de conhecimento. 



[1] Professor Emérito da UFS, Presidente da Associação Sergipana de Ciência (ASCi) e membro da Academia Sergipana de Educação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE PLÁSTICOS E POLUIÇÃO

SOBRE TRANSPARÊNCIA E INVISIBILIDADE

SLOW FOOD