SOBRE O DIA DO ESTUDANTE

O dia do estudante
Hoje, acordei ouvindo o rádio e num dos programas ouvi vários elogios ao dia do Advogado e do Garçom. Fiquei muito satisfeito ao verificar que as pessoas lembraram dessas duas importantes profissões que merecem todo o nosso reconhecimento.
Por outro lado, fiquei um pouco triste porque não tive a sorte de ouvir nenhuma menção ao dia do estudante – alguém deve ter falado e eu não ouvi. O dia 11 de agosto é também o dia do estudante.
Esse dia é comemorado desde 11 de agosto de 1927, quando foi estabelecido em função da comemoração do centenário da instituição dos primeiros cursos jurídicos no Brasil.
Os primeiros cursos jurídicos no Brasil foram instituídos por D. Pedro no dia 11 de agosto de 1827. Até então quem quisesse fazer uma faculdade de direito necessitava viajar para Europa notadamente para Portugal ou França.
Foram criadas, no mesmo dia, duas faculdades: uma em Pernambuco ( hoje conhecida como a FDR – Faculdade de Direito do Recife) e outra em São Paulo ( a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco). Por essas duas escolas passaram figuras do maior brilhantismo no cenário intelectual e político brasileiro.
A minha preocupação ao não ter ouvido menção específica ao dia do estudante (mais uma vez peço desculpas se estiver cometendo injustiça) deve-se ao fato de  lembrar que esse dia já foi comemorado com mais entusiasmo. Os estudantes faziam grandes passeatas, faziam grandes farras nos restaurantes e corriam sem pagar, apresentavam reivindicações para melhoria da educação e colocavam e educação na pauta do dia.
Será que essa diminuição do entusiasmo com o dia do estudante é uma consequência do avanço da educação? Será que a universalização do acesso fez com que a luta em prol dos estudantes perdesse o significado? Ou será que está havendo alguma forma de desvalorização da educação escolar?
Seja qual for o motivo, defendemos que a comemoração do dia do estudante não deve enfraquecer.
Estudante é todo aquele que se dedica a aprender, a adquirir novos conhecimentos a crescer como ser humano. O estudante não tem idade, pode ter cinco ou noventa anos. Estudar é uma tarefa que não tem fim porque o ser humano é um ser inconcluso que precisa se aperfeiçoar continuamente. A busca do aperfeiçoamento é uma das tarefas do ser humano.
Estudar requer certa renúncia porque muitas vezes para estudar o indivíduo tem que abrir mão de determinadas tarefas aparentemente mais prazerosas como jogar bola ou ir ao cinema.
Homenagear o estudante é homenagear a quem estuda, trabalha, investe no futuro e pensa em melhorar a si próprio para melhorar o mundo.
Estou convencido de que é necessário comemorar com entusiasmo o dia do estudante porque esse é o dia de todos que estamos na face da Terra para evoluir como seres humanos.
Ser estudante (de preferência um bom estudante) deve ser motivo de satisfação e de orgulho.

Comentários

  1. Gostei!!!
    Eu mesma nem tinha twittado sobre o dia do estudante, só sobre o dia do advogado e o dia de fundação dos cursos jurídicos, dia de aniversário da minha querida FDR. Vou falar dos estudantes e nesse dia oferecer apoio aos estudantes chilenas que atualmente estão lutando por melhorias na educação em seu país! Feliz dia do estudante pra você!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE PLÁSTICOS E POLUIÇÃO

SOBRE TRANSPARÊNCIA E INVISIBILIDADE

UMA TABELA ESPECIAL