SOBRE A PRIMAVERA

SOBRE A PRIMAVERA

 

José Fernandes de Lima[1]

                                                   

Chegou setembro e com ele está chegando a primavera. 

As estações do ano estão associadas às mudanças ambientais que se verificam ao longo do ano. No transcorrer do ano, enquanto a Terra realiza o seu movimento de translação em redor do Sol, as condições climáticas locais e o comportamento das plantas e dos animais vão se modificando de tal modo que podemos identificar os diferentes períodos chamados estações do ano. 

Essas modificações acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano do seu deslocamento em torno do Sol.

Por isso, a estação percebida, num determinado período, no hemisfério Sul é diferente daquela percebida no hemisfério Norte, no mesmo período. Enquanto no hemisfério Sul é primavera, no hemisfério Norte, é outono. No hemisfério Sul, a primavera acontece de 23 de setembro a 21 de dezembro, o verão acontece de 21 de dezembro a 21 de março, o outono, de 21 de março a 21 de junho e o inverno de 21 de junho a 23 de setembro. 

O verão é a estação mais quente do ano. Os dias são mais longos. As árvores estão verdes e, em geral, carregadas de frutos. O outono é também conhecido como o tempo da colheita, visto que é nessa estação que ocorrem as grandes colheitas. As folhas e frutos que já estão maduros e, quando não são colhidos, começam a cair. É a estação na qual se deve armazenar alimentos. O inverso é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo. A temperatura baixa faz com que as pessoas passem mais tempo dentro de casa. Em muitos casos, isso resulta em desânimo e até em depressão. 

A primavera, vem logo depois do inverno. Os dias voltam a ficar mais quentes e mais longos. Na primavera, as plantas começam a recuperar suas folhas e flores. É estação mais florida do ano. Nesse período, os animais se reproduzem e constroem os seus ninhos. As borboletas e as abelhas voam de flor em flor em busca do néctar das flores. 

Por ser a estação da reprodução e aquela na qual as plantas parecem se renovar, a primavera é tida como a estação do renascimento. É identificada com a chegada de novos tempos. É por isso que a primavera é tão desejada e faz parte dos nossos sonhos. 

 

Os poetas costumam celebrar a primavera fazendo referência à chegada de novos tempos. 

Um bom exemplo desse tipo de mensagem foi dado pelo compositor Beto Guedes, em 1979, na canção “Sol de Primavera”, que preconizava a chegada de novos tempos e de um mundo mais democrático. 

 

Quando entrar setembro

E a boa nova andar nos campos

Quero ver brotar o perdão

Onde a gente plantou juntos outra vez......

 

No livro Canções, de 1946, o poeta Mario Quintana publicou o poema “Primavera” que aborda o tema por outro ângulo, quando inicia dizendo:

 

Primavera cruza o rio

Cruza o sonho que tu sonhas

Na cidade adormecida

Primavera vem chegando.

 

Esse poema, para além de ativar os sonhos de melhores tempos, provoca reflexões sobre a chegada do futuro.

Nem todos têm uma janela voltada para o Leste, nem um rio a ser cruzado pelos raios do Sol quando surge de manhã. Por isso, ao lermos, em Mário Quintana, que a primavera cruza o rio quando vem chegando, somos levados a imaginar como ocorre essa chegada. 

 

Quando, da minha janela vejo, mais uma vez, o nascer do Sol, fico convencido de que cada dia que nasce traz um pedacinho de futuro. É olhando para o Leste que vemos o Sol nascer, vemos raiar o novo dia e até o início da nova estação. É para o Leste que caminhamos quando queremos fazer o dia avançar. É daquele lado que vem o futuro.

Se o Sol nasce no Leste e é por esse lado que o futuro vem, somos levados a dizer que a primavera, que vem do futuro, deve chegar pelo Leste. 

 

Nem todo leitor tem uma janela voltada para o rio. No entanto, mesmo que você não tenha, entre você e o Leste, um rio que possa ser cruzado pela primavera como tinha o poeta Mario Quintana, fique atento. olhe para o Leste e prepare o seu coração, pois estamos em setembro e ela já está chegando. 

Prepare-se para aproveitar. 

 



[1] Presidente da Associação Sergipana de Ciência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE PLÁSTICOS E POLUIÇÃO

SOBRE TRANSPARÊNCIA E INVISIBILIDADE

UMA TABELA ESPECIAL