CIÊNCIA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CIÊNCIA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

José Fernandes de Lima[1]

 

A sociedade brasileira tem cobrado a ampliação de investimentos para melhoria da educação, notadamente nas etapas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É comum ouvirmos dizer que as escolas necessitam motivar os estudantes e oferecer aprendizagens que sejam significativas para os mesmos. Alguns analistas sugerem que imitemos determinados países ou importemos suas tecnologias educacionais. 

Eu me incluo no grupo daqueles que não acreditam nesse tipo de solução e que preferem apostar na capacidade de invenção e criatividade das escolas brasileiras.

O acontecimento registrado nesse fim de semana em Sergipe é um atestado de que há professores e estudantes desenvolvendo atividades de pesquisa e ensino/aprendizagem de alto valor, que necessitam ser levadas ao conhecimento da população sergipana para que esta consiga enxergar as coisas boas que são produzidas no estado.

Na última sexta feira, 5 de março, aconteceu a premiação da CIENART VIRTUAL ( https://cienart-virtual.academico.ufs.br ). A Feira Cientifica de Sergipe - CIENART ocorre anualmente, no mês de outubro, junto com as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. É uma feira de ciências promovida em parceria pela Associação Sergipana de Ciência (ASCi), Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o apoio do CNPq, da FAPITEC/SE e da SEDUC. 

O evento consiste na apresentação de trabalhos de pesquisa que são desenvolvidos durante o ano por estudantes da educação básica das redes pública e privada, sob a orientação dos professores cadastrados. 

No correr do ano, a CIENART oferece oficinas e cursos, ministrados por especialistas das diversas áreas do conhecimento, que visam orientar a organização e a apresentação dos trabalhos. Além disso, publica os melhores trabalhos na Revista Feira de Ciências e Cultura.

No ano passado, as reuniões presenciais foram proibidas por causa da pandemia da COVID 19 e a CIENART não pode ser realizada na forma tradicional. Por isso, os organizadores decidiram transformar o evento numa reunião virtual, que só foi realizada agora de 28 de fevereiro a 6 de março.

Tendo em vista que a realização de um evento desse tipo na forma virtual é ainda mais difícil do que no modo presencial, podemos afirmar que a realização desse evento é uma demonstração de capacidade, de resistência e de criatividade dos cientistas, professores e estudantes do nosso estado. O que era para ser uma reunião presencial foi transformada em reunião virtual, sem perder a qualidade. 

A CINEART VIRTUAL contou com 61 trabalhos de diversas áreas de conhecimento, provenientes de escolas de todas as regiões do estado. Tivemos trabalhos que trataram de preservação ambiental, de ensino de matemática, da construção de laboratórios, de literatura e de teatro. São trabalhos teóricos e experimentais que podem, inclusive, gerar patentes.

Essa diversidade pode ser atestada pela análise dos três primeiros lugares da categoria Ciência e Tecnologia, quando verificamos que o ganhador do terceiro lugar foi o projeto - RIACHO DAS LAGES: ENTRE O MISTICISMO E A CIÊNCIA, realizado pelo Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, do município de Itabaianinha. O segundo lugar foi obtido pelo projeto – PRODUÇÃO DE PAPEL ARTESANAL A PARTIR DE FIBRA DE BANANEIRA, apresentado pelo Colégio estadual Leandro Maciel, do município de Rosário do Catete. E o primeiro lugar foi obtido pelo projeto – POTENCIAL DE APLICAÇÃO DO BIOGÁS PARA CONVERSÃO DE ENERGIA DE COZIMENTO, realizado pelo Centro de Excelência Hamilton Alves Rocha, do município de São Cristóvão.

Fiquei muito bem impressionado com a qualidade dos projetos apresentados e com a desenvoltura dos estudantes apresentadores. Vendo aquelas apresentações, fiquei esperançoso a respeito do futuro científico do nosso estado.

Cada um daqueles projetos é uma semente para o desenvolvimento de futuros grupos de pesquisa e uma contribuição da ciência para melhoria da educação básica no nosso país. 

            Vale a pena apostar na capacidade e no entusiasmo desses estudantes e professores. 

             

 



[1] Físico e Educador.

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