Desafios do Ensino Médio

É preciso reconhecer que a escola se constitui no principal espaço de acesso ao conhecimento sistematizado, tal como ele foi produzido pela humanidade ao longo dos anos. Assegurar essa possibilidade, garantindo a qualidade da oferta pública da educação para a maioria da população, é crucial para que a possibilidade da transformação social seja concretizada. Neste sentido, a educação escolar, embora não tenha autonomia para, por si mesma, mudar a sociedade, é importante estratégia de transformação, uma vez que a inclusão na sociedade contemporânea não se dá sem o domínio de determinados  conhecimentos.
É preciso ter claro que essa concepção só será plenamente possível em uma sociedade em que todos desfrutem igualmente das mesmas condições de acesso aos bens materiais e culturais socialmente produzidos e em que os jovens possam exercer o direito à diferença sem que isso se constitua em desigualdade, de tal modo que as escolhas por determinada trajetória educacional, não sejam determinadas pelas suas condições socioeconômicas .
O desenvolvimento científico e tecnológico acelerado impõe à escola um novo posicionamento capaz de acompanhar a produção acelerada de conhecimentos. As tecnologias da informação e comunicação modificaram e continuam modificando o comportamento das pessoas e essas mudanças devem ser incorporadas e processadas pela escola para evitar o desconhecimento científico e  a nova forma de exclusão - a chamada exclusão digital.
É com essa realidade que o Ensino Médio deverá trabalhar: um imenso contingente de adolescentes, jovens e adultos que se diferenciam por condições de existência e perspectivas de futuro desiguais.  É a partir dessa realidade que se há de tratar a sua concepção.
Está em jogo a recriação da escola, que, embora não possa por si só resolver as desigualdades sociais, poderá ampliar as condições de inclusão social, ao possibilitar o acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho.

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