Diretrizes para o Ensino Fundamental de 9 (nove) Anos

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 Anos orientam que os três primeiros anos dessa etapa educacional sejam dedicados a alfabetização e ao letramento. Indicam que o ideal é tratar esses três anos como um ciclo de alfabetização e concentrar esforços para garantir que no final dos terceiro ano todos os alunos tenham aprendido a ler.
Essa orientação é muito boa e representa um avanço. Respeita  os tempos de aprendizagem dos alunos e, ao mesmo tempo, estabelece um compromisso de alfabetizar os alunos até o final do terceiro ano.
Espero que essas diretrizes sejam incorporadas imediatamente pelas escolas porque isso significará um grande passo para acabarmos com o analfabetismo no nosso país. Vejam o que diz o artigo 30 da resolução: 

Art. 30 Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:
I -  a alfabetização e o letramento;o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da
II
Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o
aprendizado da Matemática, da Ciência, da História e da Geografia;
III - a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de
alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um
todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste
para o terceiro.

§ 1º Mesmo quando o sistema de ensino ou a escola, no uso de sua autonomia, fizerem
opção pelo regime seriado, será necessário considerar os três anos iniciais do Ensino
Fundamental como um bloco pedagógico ou um ciclo sequencial não passível de interrupção,
voltado para ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento
das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos.
§ 2º Considerando as características de desenvolvimento dos alunos, cabe aos
professores adotar formas de trabalho que proporcionem maior mobilidade das crianças nas
salas de aula e as levem a explorar mais intensamente as diversas linguagens artísticas, a
começar pela literatura, a utilizar materiais que ofereçam oportunidades de raciocinar,
manuseando-os e explorando as suas características e propriedades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE PLÁSTICOS E POLUIÇÃO

SOBRE TRANSPARÊNCIA E INVISIBILIDADE

UMA TABELA ESPECIAL