Ensino Médio: porque modificar?

Apesar das ações  desenvolvidas pelos governos estaduais e pelo Ministério da Educação, permanece a idéia de que o Ensino Médio está estagnado e não atende aos anseios dos jovens.
Enquanto o jovem deseja uma escola que tenha relaçao com a vida, a maioria ds escolas insistem em repetir fórmulas antigas que não guardam nenhuma relaçao com a vida atual.
As escolas necessitam, urgentemente, trabalhar novos valores e alinharem-se à nova dinâmica do conhecimento.
Na área da ciência, as escolas revelam um grande atraso quando trabalham com conteúdos clássicos, desprezam o moderno e usam métodos anacrônicos.
Durante o século XX, a ciência foi responsável por grandes transformaçoes na vida das pessoas. Houve uma enorme ampliação dos bens de consumo, um aumento das comunicações e das informações produzidas Alguns temas como a produção de alimentos trangênicos, o aquecimento global e as redes sociais passaaram a fazer parte docotidiano das pessoas. O uso de computadores e telefones celulares tornou-se uma rotina.
Enquento isso, as escolas de Ensino Médio continuam, na sua maioria, ensinando uma ciência do século XIX como se a ciência fosse uma coisa acabada.
Por essas e outras, necessitamos repensar essa etapa da Educação Básica.

Comentários

  1. concordo, a idéia de ciência e produção científica é completamente atrasada e não condiz com o atual perfil da produção de conhecimento. Eu acredito que um dos principais fatores para que isso ainda ocorra é a forma como são preparados os professores de ensino médio. As graduações das áreas de licenciatura não possuem contato nenhum com produção científica, se isso não ocorre com o formador de conhecimento, quem dirá com o pobre aluno de ensino médio treinado para passar no vestibular.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE PLÁSTICOS E POLUIÇÃO

SOBRE TRANSPARÊNCIA E INVISIBILIDADE

UMA TABELA ESPECIAL