SOBRE A IDADE DO PROFESSOR

SOBRE A IDADE DO PROFESSOR

 

José Fernandes de Lima[1]

 

Ao ser perguntado sobre sua idade, o velho professor respondeu de uma forma diferenciada. Forneceu informações que, segundo ele, permitiriam descobrir sua idade.

Por entender que a resposta do professor pareceu um pouco complicada, decidi reproduzir aqui alguns trechos da conversa para que o leitor possa me ajudar a descobrir quantos anos ele tem. 

 

Disse o professor:

Na época em que eu nasci, a taxa de crescimento populacional era grande. Cada família tinha em média sete filhos. 

Eu já era crescidinho quando o Dr. Martin Luther King Jr, nos degraus do Lincoln Memorial, na cidade de Washington, fez o seu discurso famoso “Eu tenho um sonho”.

Eu também já era nascido quando, em vários continentes, estudantes se juntaram numa onda de protestos contra o status quo do capitalismo, da burocracia, do militarismo e da repressão política. Na França, os estudantes se uniram aos sindicatos e promoveram uma greve geral.

Quando o Congresso Nacional Africano (ANC) ratificou a Carta da Liberdade e foi lançada a campanha para acabar com o apartheid na África do Sul, eu já era crescidinho.

 

Eu já tinha nascido quando o Brasil ganhou o primeiro campeonato mundial de futebol e já era adulto, quando foi promulgada a atual Constituição Federal 

 

Eu ainda não era nascido quando aconteceu o maior conflito armado da história - a segunda guerra mundial. A guerra que começou com a invasão da Polônia e terminou com a rendição do Japão, após o lançamento das bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki.

 

Quando eu nasci, a população mundial com 65 anos ou mais era inferior a 3% da população total. No Brasil, a expectativa de vida era de 50,9 anos.

A população brasileira era de 54 milhões de habitantes. No Brasil, a população com 65 anos ou mais era de 1,6 milhão de pessoas.

A população rural brasileira era de 33.161. 506 habitantes o que correspondia a 63,8% do total.

A taxa de pessoas analfabetas com idades de 15 anos ou mais era de 51%.

 

A Petrobrás ainda não tinha sido criada. Quando isso aconteceu, eu já estava conseguindo ler as primeiras letras. Eu já estudava no ensino primário quando o primeiro automóvel foi fabricado no Brasil. Estou falando da Romi-Isetta – o primeiro carro 100% fabricado em solo nacional.

 

Depois que eu nasci, o Brasil já ganhou cinco títulos mundiais de futebol.

O astronauta Yuri Gagarin voou a bordo da nave Vostok 1 até chegar à altitude de 315 km da superfície terrestre.

 

A estrutura tridimensional da molécula de DNA – a chamada dupla hélice – foi descoberta por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins. Eles trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido.

 

Quando Howard Florey e Ernest Chain descobriram o processo para isolar a penicilina do bolor identificado por Alexander Fleming e produzi-la de forma útil para quem estava doente, eu ainda não havia nascido.

 

Quando Fidel Castro comandou o movimento armado que culminou com a destituição do ditador Fulgêncio Batista, eu já estava preste a completar o ensino primário, mas no lugar onde eu morava, falava-se pouco de política internacional.

 

Eu ainda não havia nascido quando os físicos americanos John Bardeen, Walter Houser Brattain e Willian Shockley construíram o primeiro transistor. Esta descoberta provocou enormes transformações econômicas e sociais e eles ganharam, em conjunto, o Prêmio Nobel de Física.

 

No ano em que eu nasci, Eva Peron era a primeira-dama da Argentina e estava no auge da sua popularidade.

 

No ano em que eu nasci foi criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a União soviética testou a sua primeira bomba atômica.

Foram criadas a República Democrática Alemã e a República Popular da China. 

Hideki Yukawa recebeu o Prêmio Nobel de Física e William Faulkner recebeu o Nobel de Literatura. 

 

A essa altura dos acontecimentos, o leitor já deve ter descoberto a idade do professor.

Resta saber se descobriu a disciplina que ele ensina.

 

 



[1] Físico, Professor, Presidente da Associação Sergipana de Ciência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE PLÁSTICOS E POLUIÇÃO

SOBRE TRANSPARÊNCIA E INVISIBILIDADE

UMA TABELA ESPECIAL