Comunidade acadêmica participa de palestra sobre desafios do Plano de Educação

Matéria publicada na página da Universidade federal do maranhão

13/05/2016 15:57

Comunidade acadêmica participa de palestra sobre desafios do Plano de Educação

Consultor do Conselho Nacional de Educação apresenta diretrizes e metas definidas pelo Plano

Foto Comunidade acadêmica participa de palestra sobre desafios do Plano de Educação
SÃO LUÍS – Docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação e técnicos em assuntos educacionais da Universidade Federal do Maranhão participaram na manhã desta sexta-feira, 13, da palestra “Os desafios do Plano Nacional de Educação”, proferida pelo consultor do Conselho Nacional de Educação - CNE, José Fernandes Lima. A palestra foi realizada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) e pela Pró-reitoria de Ensino (PROEN), para apresentar e discutir as diretrizes e metas definidas pelo PNE aprovado pela Lei Nº 13.005 de 2014.
O Plano é um instrumento de planejamento do Estado, que orienta a execução e o aprimoramento de políticas públicas para a educação. O PNE 2014-2024 apresenta dez diretrizes, entre elas a erradicação do analfabetismo e a melhoria da qualidade da educação.
O conselheiro do CNE, José Fernandes Lima, afirmou que a sociedade precisa conhecer o novo plano para que as metas sejam alcançadas no período determinado. “Nós estamos com um novo plano de educação, aprovado por lei em 2014 e que estabelece metas para os próximos dez anos, ou seja, até 2024. Esse plano veio consolidar os desejos dos educadores brasileiros, que já vêm se manifestando há muito tempo. Então, precisamos conhecer para termos clareza e entendermos o que significa, para que possamos avançar na melhoria da educação do nosso país”, declarou.
Para o vice-reitor da UFMA e pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Fernando Carvalho, a universidade abre espaço para discutir o plano em busca de modelos de gestão que possibilitem o avanço da educação de nível superior. “De acordo com o plano, nós precisamos quadruplicar até 2024, o número de alunos das universidades. Então, esse é um momento para pensarmos e discutirmos com a comunidade acadêmica modelos de gestão para que possamos executar o plano em sua totalidade”, afirmou.
Dentre outras metas, o Plano Nacional de Educação, visa garantir que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em área de conhecimento em que atuam. A UFMA há muito vem intensificando ações nessa área. “Temos trabalhado com um esforço enorme para a expansão da formação de professores, tantos nos cursos presenciais e a distância, como também com os programas especiais, pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica (Proeb), que é um programa nosso, financiado pelos municípios do nosso estado”, explicou a pró-reitora de ensino, Izabel Ibarra.
A professora do Departamento de Matemática, Lucimá Goes, participou da palestra e disse que a sociedade precisa estar atenta para as novas metas estipuladas para a educação. “É de suma importância palestras desse nível para a comunidade acadêmica para sabermos, conhecermos, e nos atualizarmos sobre o que está proposto para a educação. A sociedade precisa saber o que fazer, em que necessita inovar e inserir, para que esse novo plano se concretize e assim possa melhorar os índices da nossa educação”, ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE PLÁSTICOS E POLUIÇÃO

SOBRE TRANSPARÊNCIA E INVISIBILIDADE

UMA TABELA ESPECIAL