VALE MAIS DO QUE OURO
VALE MAIS DO QUE OURO
José Fernandes de Lima[1]
O canal de streaming denominado CazéTV foi criado pelo influenciador e jornalista Casimiro Miguel, em parceria com a empresa Live Mode, durante a Copa do Mundo de 2022. Desde então, o canal tem se destacado na transmissão de diversos eventos esportivos ao vivo, como o Campeonato Carioca, a Eurocopa e os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O canal está disponível no YouTube, no Twitch, e no Prime Video e oferece acesso gratuito.
Durante a transmissão dos Jogos Olímpicos, a CazéTV ampliou significativamente a sua audiência e consolidou-se como uma excelente alternativa para os internautas que desejavam acompanhar aqueles eventos esportivos.
Em consonância com o seu jeito descontraído de ser, a CazéTV adotou o slogan “Olimpíadas na CazéTV: vale mais do que ouro”, uma referência à medalha mais disputada.
Embora a intenção do slogan fosse a valorização da emissora, ele acabou chamando a nossa atenção para o valor financeiro e simbólico do elemento químico ouro.
O ouro é um metal de grande valor. Ele é relativamente raro na crosta terrestre. Pode ser encontrado em estado puro na natureza e chama a atenção pela beleza de sua cor e do seu brilho. O ouro é um dos metais mais duráveis. Ele não enferruja, não corrói e é praticamente indestrutível. Isso o torna ideal para a fabricação de joias e outros itens de valor que precisam durar muito tempo. O ouro consegue manter sua aparência e seu brilho por longo tempo. Ele é extremamente maleável e dúctil, o que significa que pode ser facilmente moldado em diferentes formas, sem quebrar. Isso facilita a fabricação de joias e outros objetos decorativos.
Desde a antiguidade, o ouro tem sido utilizado como uma forma de moeda e reserva de valor. No século XIX, foi estabelecido o padrão ouro de moeda. Depois da depressão econômica de 1930, o ouro deixou de ser a principal medida de riqueza, mas permanece um dos investimentos mais procurados.
Nos Jogos Olímpicos, a medalha de ouro é considerada a mais valiosa e, consequentemente, a mais cobiçada.
Não obstante o ouro seja muito valioso, há minerais que são tão valiosos ou mais valiosos do que ele. A platina é um metal mais raro do que o ouro e tem muitas aplicações industriais. Também é utilizada na fabricação de joias. O diamante pode ser muito mais valioso do que o ouro, dependendo da qualidade, tamanho e pureza.
Para além desses minerais tradicionalmente famosos, há um metal pouco conhecido que se destaca pela raridade e preço. Estamos falando do ródio. Ele é considerado o metal mais caro do mundo.
O ródio (Rh) é um metal extremamente raro, usado principalmente em catalizadores automotivos e na fabricação de joias. O uso em catalizadores automotivos visa a diminuir as emissões de gases tóxicos. Em função da necessidade de controle da poluição, a demanda da indústria automotiva por Ródio só aumenta.
O ródio foi descoberto pelo químico inglês William Hydes Wollaston, em 1803 e é mais frequentemente encontrado na Rússia e na África do Sul. Ele é frequentemente aplicado como revestimento em joias de prata ou ouro branco para aumentar o brilho e a durabilidade. Ele ajuda a proteger as joias contra arranhões e oxidação, mantendo-as brilhantes. Além do Ródio branco, há o Ródio negro que é uma mistura de Ródio com metais escuros.
O ródio é mais caro do que o ouro. Enquanto o grama de ouro custa aproximadamente R$ 450,00, o grama de ródio pode chegar até R$ 4.600,00, ou seja, pode ser dez vezes mais caro.
Quando desejam valorizar alguma coisa, as pessoas costumam fazer comparações com o ouro. Há quem afirme que a saúde é mais valiosa que o ouro. Sem saúde, é difícil aproveitar qualquer coisa na vida. Laços familiares, amizades e amor são frequentemente considerados inestimáveis. O tempo é um recurso que não pode ser recuperado, por isso é extremamente valioso. Sentir-se feliz e em paz consigo mesmo é algo que muitas pessoas buscam acima de qualquer riqueza material.
Em diferentes culturas, o que é considerado valioso pode variar bastante. No Japão, a harmonia social e o respeito pelos mais velhos são altamente valorizados. A família e a comunidade são pilares importantes da sociedade japonesa. Na China, a educação é altamente valorizada e o sucesso acadêmico é visto como um caminho para o progresso pessoal e familiar.
A fama e o prestígio do ouro foram estabelecidos ao longo do tempo por algum tipo de convenção, de tal modo que, mesmo depois de descobrirmos que ele não é nem o mais raro nem o mais brilhante, ainda continuamos a considerá-lo o mais famoso dos metais.
Talvez seja por isso que o slogan fez tanto sucesso.
Muito legal o artigo, pois mostra o quanto estamos preso a questões culturais mesmo a realidade mostrando novidades.
ResponderExcluirIsso mostra o quanto o peso que damos às convenções, aos padrões, aos costumes que se perpetuam ao longo do tempo limitam a nossa capacidade de evoluir. Muito bom o artigo!
ResponderExcluir