EDUCAÇÃO BÁSICA E SUSTENTABILIDADE
EDUCAÇÃO BÁSICA E SUSTENTABILIDADE
José Fernandes de Lima[1]
O direito à educação é fundamental para a concretização de outros direitos sociais. Isso significa dizer que a educação é tanto um objetivo em si mesma como um meio para o atingimento de outros objetivos.
Diante dessa constatação, resultamos convencidos de que os currículos da educação básica necessitam deixar claro o tipo de mundo que queremos e os objetivos que desejamos atingir. Os currículos não podem parar nas habilidades e competências sem dizer para que tipo de sociedade queremos utilizar essas habilidades.
A construção do currículo deve ser vinculada ao estabelecimento de utopias e à sinalização de objetivos de longo prazo.
É necessário pensar utopias sofisticadas, capazes de revolucionar nosso modo de ser, mas enquanto elas não se consolidam, podemos focar nossos objetivos na sustentabilidade do planeta, a exemplo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.
O propósito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentados pela Organização das Nações Unidas, em 2015, é garantir uma vida sustentável, pacífica, próspera e equitativa na Terra para todos.
Os ODS definem limites para a utilização dos recursos naturais. Propõem a erradicação da pobreza como um fator importante que deve acompanhar o desenvolvimento econômico. Os ODS visam a combater o padrão de consumo insustentável e a degradação ambiental. O atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável requer o desenvolvimento de uma educação sustentável.
Para que essa contribuição seja efetiva, é preciso que os currículos estejam voltados para a sustentabilidade e que seus objetivos sejam claramente identificados. Os currículos devem contemplar novas habilidades, valores e atitudes que levem a sociedades mais sustentáveis.
Os sistemas de educação devem definir objetivos e conteúdos de aprendizagem relevantes, introduzindo pedagogias que empoderem os educandos e incluam princípios de sustentabilidade na estrutura de gestão.
O conceito de sustentabilidade ultrapassa a simples preservação ambiental e envolve aspectos sociais, econômicos e culturais. Essa visão integrada aponta para a necessidade de repensar as práticas de ensino e aprendizagem para que, desde os primeiros anos escolares, os alunos possam desenvolver uma consciência ecológica e cidadã. A sustentabilidade refere-se à capacidade de atender às necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atenderem suas próprias necessidades.
A educação básica enfrenta o desafio de integrar o tema da sustentabilidade num currículo que historicamente priorizou o desenvolvimento cognitivo em detrimento de competências socioambientais. Incorporar a sustentabilidade à sala de aula significa ampliar o horizonte de estudos para incluir questões que afetam diretamente o planeta e as relações sociais. Dentre essas relações, destacam-se as mudanças climáticas, a conservação dos recursos naturais, a reciclagem e o consumo consciente.
A sustentabilidade é um dos desafios mais urgentes do nosso tempo. Mudanças climáticas, perda de biodiversidade e escassez de recursos naturais são problemas que demandam ações imediatas.
Nesse contexto, a educação básica desempenha um papel fundamental na formação de uma geração mais consciente e ativa em prol da vida no planeta.
A escola é o ambiente ideal para começar a educar sobre sustentabilidade, não apenas como um conceito, mas como uma prática diária. Ao incluir temas como economia de água e energia, reciclagem, consumo consciente e preservação ambiental no currículo escolar, é possível criar uma cultura de valorização e respeito ao planeta desde cedo.
No Brasil, os currículos elaborados pelas redes estaduais e municipais de ensino seguem as orientações definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Por isso, uma forma de dar materialidade a essa adaptação é integrar os ODS às Competências Gerais da BNCC para a Educação Básica.
Essa adaptação pode ser feita acrescentando às competências reais da BNCC alguns comandos relacionados diretamente com o atingimento dos ODS, nos moldes da redação que apresentamos a seguir para a competência 7, que pode passar a ter a seguinte redação:
Competência 7: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo e produção responsáveis (ODS12) em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta ................buscando soluções para combate a mudança global do clima (ODS13), proteger a vida na água (ODS14) e a vida terrestre (ODS15), e garantir água potável e saneamento para todos (ODS6) e energia limpa e acessível (ODS7).
Apresentada nestes termos, a educação básica pode ser compreendida como o alicerce para transformar gerações, construir um mundo mais equilibrado e garantir que os recursos naturais estejam disponíveis para as próximas gerações. É um chamado à ação para educadores, gestores e toda a sociedade: formar cidadãos que não apenas entendam os desafios ambientais, mas que sejam parte ativa da solução.
Quando a sustentabilidade é incorporada à educação básica, os benefícios vão muito além da escola. Alunos que aprendem sobre esses temas tornam-se adultos mais responsáveis, capazes de influenciar suas comunidades e até políticas públicas. A educação sustentável prepara cidadãos para pensar globalmente e agir localmente. Educar para a sustentabilidade é, portanto, investir no futuro.
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