SOBRE A ARTE DE ADMIRAR O MUNDO

SOBRE A ARTE DE ADMIRAR O MUNDO

José Fernandes de Lima[1]

Aprender a observar o mundo ao nosso redor é uma habilidade a ser desenvolvida, que pode enriquecer nossas vidas. Ao observar o mundo com atenção, nos tornamos mais conscientes do momento presente e expandimos a nossa percepção. A observação do mundo ao nosso redor requer atenção e consciência plena do momento que está sendo vivido. A observação atenta pode alimentar a criatividade, revelar padrões capazes de realizar previsões, promover a inspiração artística e fortalecer vínculos emocionais. 

Para usufruir da beleza do mundo e obter inspiração é preciso ir além da observação descompromissada. É preciso aprender a admirar.

A palavra admiração tem o significado de respeito e consideração, mas também pode traduzir um sentimento de surpresa e espanto. De acordo com os dicionários, admiração é a disposição emocional que traduz respeito, consideração, veneração. A admiração vem de admirar que significa o ato de contemplar alguém ou algo com prazer, orgulho e carinho. Admiração é um sentimento de respeito, reverência e encantamento em relação a algo ou alguém.

Quando admiramos algo, estamos reconhecendo e valorizando suas qualidades, virtudes ou características positivas. A admiração pode ser associada a uma resposta emocional positiva ligada à surpresa.

Quando você admira algo ou alguém, esse sentimento resulta em respeito pelas qualidades ou características positivas do objeto admirado. A admiração pode resultar em reverência, neste caso, o indivíduo pode se sentir humilde diante da grandiosidade do objeto admirado.

A admiração pode despertar a vontade de mudar para se aproximar das qualidades do objeto ou da pessoa admirada. A admiração frequentemente envolve uma resposta emocional positiva, uma surpresa agradável. A admiração pode ser direcionada a uma variedade de coisas, como conquistas humanas, obras de arte, belezas naturais, características da personalidade.

Admirar o mundo envolve uma atitude de respeito e de fascínio pelas coisas que nos rodeiam. É uma habilidade a ser adquirida. 

Defendemos que as pessoas se esforcem para desenvolver a capacidade de encontrar beleza, significado e maravilha nas experiências diárias, nas pessoas, na natureza e em todo o universo. Para isso, a primeira coisa a fazer é manter a mente curiosa pois isso permite que você explore o mundo ao seu redor, fazendo perguntas, buscando respostas e descobrindo coisas novas.

A capacidade de admirar o mundo envolve olhar além do óbvio. Isso significa não apenas ver, mas verdadeiramente observar, apreciar os detalhes e encontrar beleza nas nuances que muitas vezes são negligenciadas. A admiração do mundo se estende à apreciação das pessoas ao seu redor. Aprender a respeitar o mundo implica em reconhecer e respeitar a diversidade cultural, étnica, social e biológica, enxergando valor nas diferenças e aprendendo com elas. Valorizar as histórias, experiências e contribuições dos outros contribui para um senso mais profundo de conexão e compreensão mútua.

A admiração do mundo também é um processo de crescimento pessoal. Ao se abrir ao aprendizado contínuo, ao desenvolvimento emocional e espiritual, o indivíduo expande sua capacidade de apreciar a complexidade e a beleza do mundo.

Cultivar a admiração pelo mundo é uma jornada contínua e pessoal. Essa jornada pode transformar a maneira como o indivíduo percebe a vida, proporcionando uma sensação de maravilha e enriquecimento em cada passo do caminho.

A admiração do mundo é algo que pode ser aprendido e pode ser iniciado com a prática da atenção plena. É necessário desenvolver a habilidade de estar completamente presente no momento, sem distrações, e apreciar os detalhes que muitas vezes passam despercebidos. É possível encontrar beleza em coisas aparentemente simples. 

A arte de admirar o mundo, muitas vezes, envolve reconhecer a beleza nas pequenas coisas, seja uma flor se abrindo, uma conversa agradável ou um por de sol espetacular.

A exploração do mundo está ligada à curiosidade e à vontade de explorar o desconhecido. Explorar o mundo pode envolver a descoberta de novos lugares, culturas, ideias ou mesmo a exploração de habilidades criativas.

Admirar o mundo pode significar engajar-se em atividades criativas, como arte, ciência, música, escrita ou qualquer forma de expressão pessoal.

Praticar a arte de admirar o mundo pode transformar sua perspectiva para encontrar beleza nas experiências cotidianas. Cultivar a empatia nos permite ver o mundo pelos olhos de outras pessoas. 

A ciência e a arte compartilham a capacidade de nos ajudar a ver o mundo de maneiras únicas e complementares. A ciência e a arte oferecem abordagens distintas para compreensão e interpretação da realidade, proporcionando diferentes perspectivas sobre o mundo ao nosso redor.

A ciência incentiva a análise crítica e a avaliação objetiva. A ciência busca entender o mundo por meio da experimentação, medição e análise de dados, reduzindo a influência de preconceitos.

Os cientistas procuram compreender os mecanismos subjacentes que governam os fenômenos observados. O fato de as descobertas científicas serem aplicadas a uma ampla gama de contextos proporciona uma compreensão abrangente dos fenômenos naturais. Os cientistas traduzem as suas observações na forma de leis e padrões. 

Os artistas, por outro lado, usam suas obras para transmitir as suas emoções e percepções pessoais sobre o mundo. A arte valoriza a beleza e a estética. Por isso é capaz de inspirar apreciações mais profundas do mundo ao nosso redor. Por se tratar de uma interpretação individual do mundo feita pelo artista, a obra de arte incentiva novas interpretações subjetivas.

Ciência e arte desempenham papeis cruciais em nossa compreensão e apreciação do mundo. Enquanto a ciência busca desvendar as leis e os padrões objetivos, a arte nos convida a explorar a subjetividade, a complexidade emocional e a diversidade de perspectivas que tornam a experiência humana rica e multifacetada.

Ter mais conhecimento em certas áreas pode, de fato, enriquecer a compreensão e a apreciação de diferentes aspectos do mundo. O conhecimento fornece uma base para fazer conexões entre informações aparentemente distintas. Isso pode resultar em uma apreciação mais rica de padrões, relações e complexidades no mundo.

Pessoas com conhecimentos em determinadas áreas podem desenvolver uma capacidade crítica mais refinada para análise das informações e eventos. Isso contribui para a apreciação mais sofisticada do que acontece ao seu redor. Pessoas curiosas tendem a apreciar o mundo de maneira mais atenta e reflexiva.

A capacidade de apreciação do mundo não é uma exclusividade das pessoas que detêm conhecimento formal ou acadêmico. Ela pode ser influenciada por fatores como empatia, sensibilidade, experiências pessoais e mentalidade aberta para aprender coisas novas. 

Independentemente do nível formal de educação de onde o individuo possa partir, a capacidade de ver e admirar o mundo pode ser aprendida ou aperfeiçoada pela aquisição de conhecimentos novos, pelas experiências pessoais e pelo exercício da empatia.

Vale a pena praticar. 



[1] Físico, Professor, Presidente da Associação Sergipana de Ciência.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UMA TABELA ESPECIAL

SLOW FOOD