SOBRE A IDADE DO PROFESSOR
SOBRE A IDADE DO PROFESSOR
José Fernandes de Lima[1]
Ao ser perguntado sobre sua idade, o velho professor respondeu de uma forma diferenciada. Forneceu informações que, segundo ele, permitiriam descobrir sua idade.
Por entender que a resposta do professor pareceu um pouco complicada, decidi reproduzir aqui alguns trechos da conversa para que o leitor possa me ajudar a descobrir quantos anos ele tem.
Disse o professor:
Na época em que eu nasci, a taxa de crescimento populacional era grande. Cada família tinha em média sete filhos.
Eu já era crescidinho quando o Dr. Martin Luther King Jr, nos degraus do Lincoln Memorial, na cidade de Washington, fez o seu discurso famoso “Eu tenho um sonho”.
Eu também já era nascido quando, em vários continentes, estudantes se juntaram numa onda de protestos contra o status quo do capitalismo, da burocracia, do militarismo e da repressão política. Na França, os estudantes se uniram aos sindicatos e promoveram uma greve geral.
Quando o Congresso Nacional Africano (ANC) ratificou a Carta da Liberdade e foi lançada a campanha para acabar com o apartheid na África do Sul, eu já era crescidinho.
Eu já tinha nascido quando o Brasil ganhou o primeiro campeonato mundial de futebol e já era adulto, quando foi promulgada a atual Constituição Federal
Eu ainda não era nascido quando aconteceu o maior conflito armado da história - a segunda guerra mundial. A guerra que começou com a invasão da Polônia e terminou com a rendição do Japão, após o lançamento das bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki.
Quando eu nasci, a população mundial com 65 anos ou mais era inferior a 3% da população total. No Brasil, a expectativa de vida era de 50,9 anos.
A população brasileira era de 54 milhões de habitantes. No Brasil, a população com 65 anos ou mais era de 1,6 milhão de pessoas.
A população rural brasileira era de 33.161. 506 habitantes o que correspondia a 63,8% do total.
A taxa de pessoas analfabetas com idades de 15 anos ou mais era de 51%.
A Petrobrás ainda não tinha sido criada. Quando isso aconteceu, eu já estava conseguindo ler as primeiras letras. Eu já estudava no ensino primário quando o primeiro automóvel foi fabricado no Brasil. Estou falando da Romi-Isetta – o primeiro carro 100% fabricado em solo nacional.
Depois que eu nasci, o Brasil já ganhou cinco títulos mundiais de futebol.
O astronauta Yuri Gagarin voou a bordo da nave Vostok 1 até chegar à altitude de 315 km da superfície terrestre.
A estrutura tridimensional da molécula de DNA – a chamada dupla hélice – foi descoberta por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins. Eles trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido.
Quando Howard Florey e Ernest Chain descobriram o processo para isolar a penicilina do bolor identificado por Alexander Fleming e produzi-la de forma útil para quem estava doente, eu ainda não havia nascido.
Quando Fidel Castro comandou o movimento armado que culminou com a destituição do ditador Fulgêncio Batista, eu já estava preste a completar o ensino primário, mas no lugar onde eu morava, falava-se pouco de política internacional.
Eu ainda não havia nascido quando os físicos americanos John Bardeen, Walter Houser Brattain e Willian Shockley construíram o primeiro transistor. Esta descoberta provocou enormes transformações econômicas e sociais e eles ganharam, em conjunto, o Prêmio Nobel de Física.
No ano em que eu nasci, Eva Peron era a primeira-dama da Argentina e estava no auge da sua popularidade.
No ano em que eu nasci foi criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a União soviética testou a sua primeira bomba atômica.
Foram criadas a República Democrática Alemã e a República Popular da China.
Hideki Yukawa recebeu o Prêmio Nobel de Física e William Faulkner recebeu o Nobel de Literatura.
A essa altura dos acontecimentos, o leitor já deve ter descoberto a idade do professor.
Resta saber se descobriu a disciplina que ele ensina.
Comentários
Postar um comentário