SOBRE BONECAS RUSSAS E OUTRAS REPETIÇÕES

SOBRE BONECAS RUSSAS E OUTRAS REPETIÇÕES

 

José Fernandes de Lima[1]

 

                                                        10 unidades / conjunto Bonecas russas de madeira com nidificação bonecas  russas tradicionais matryoshka em Promoção na Americanas

 

 

As bonecas russas chamadas matrioskas são compostas por uma série de peças encaixadas umas dentro das outras, cada uma com um desenho ou pintura diferente.

As matrioskas são um símbolo da cultura russa.

Alguns estudiosos afirmam que o nome matrioska tem uma raiz latina em “mater” que significa “mãe”. O design original foi inspirado na imagem da mãe camponesa com vestimenta simples e um lenço na cabeça. Elas foram inicialmente concebidas como um brinquedo de criança, mas com o tempo adquiriram outros significados. Inicialmente eram fabricadas em madeira, mas agora são fabricadas em diversos materiais, com distintos estilos e são vendidas em várias partes do mundo.

 

A estrutura das bonecas russas sugere a existência de um padrão que se repete mesmo quando a escala é modificada, embora cada boneca possa ter uma pintura diferente e representar uma surpresa. A combinação de estrutura em camada e surpresa é o que torna essas bonecas atraentes e intrigantes.

 

Os padrões que se repetem quando aumentamos as dimensões aparecem em muitos elementos da natureza e da matemática. 

Alguns exemplos de padrões que se repetem quando mudamos as dimensões incluem: 1) ramos de árvores - os ramos de uma árvore se repetem de maneira semelhante ao longo de diferentes escalas, desde os ramos principais até os ramos mais finos. 2) costas litorâneas - os formatos das costas litorâneas se repetem ao longo de diferentes escalas, desde as grandes formações rochosas até as pequenas ondulações na superfície. 3) nuvens - as nuvens se repetem ao longo de diferentes escalas, desde as grandes massas de nuvens até as pequenas partículas de vapor. 4) Equações matemáticas - algumas equações matemáticas, como a equação de Mandelbrot, geram fractais que se repetem ao longo de diferentes escalas.

 

Os fractais são padrões geométricos que se repetem ao longo de diferentes escalas.

Eles foram descobertos pelo matemático francês Benoit Mandelbrot, na segunda metade do século XX e são usados em várias áreas de estudo, como a física, onde são usados para modelar sistemas caóticos e complexos, como a meteorologia e a dinâmica dos fluidos. São também usados na economia, para modelar a volatilidade dos mercados financeiros, na medicina, para estudar o crescimento dos tumores e em muitas outras áreas.

 

Os fractais também possuem uma estrutura em camadas, onde uma forma se repete ao longo de diferentes escalas e tamanhos. 

Com um pouco de boa vontade, podemos dizer que a estrutura complexa e fascinante  gerada pelos fractais guarda uma semelhança com as repetições verificadas nas bonecas russas. 

 

Esse tipo de padrão repetitivo também pode ser encontrado na literatura. 

 

O “Livro das mil e uma noites” reúne uma coleção de contos maravilhosos e de aventuras, contos de amor e de intrigas, romances de viagens, lendas fantásticas e cheias de crueldades, anedotas brejeiras e aventuras de guerra.

 

O roteiro é desenvolvido em cima da história de um rei que foi traído pela esposa e, como forma de vingança, pretende matar todas as mulheres do seu reino.

A personagem principal – Sherazade – resolve arriscar a própria vida a fim de salvar as outras mulheres e, para isso, utiliza o estratagema da contação de história.

Durante a noite, ela conta histórias para o rei e ele, desejoso de saber o final da história, decide manter viva a excelente narradora. 

As histórias contadas por Sherazade são compostas de uma série de pequenas histórias encaixadas umas dentro das outras, cada uma com um enredo diferente.

No final de uma dada história, aparece sempre um personagem que começa a contar nova história. O processo se repete continuamente, enquanto o enredo vai ficando cada vez mais complexo e intrigante. 

 

As histórias contadas pela Sherazade apresentam um padrão de repetição, de surpresa e de mistério semelhante àqueles revelados pelas bonecas russas e pelos fractais.

 

O mistério é um elemento essencial para prender a atenção e inspirar a imaginação das pessoas, na ciência, na arte e na vida.

 

 



[1] Físico, Professor, Presidente da Associação Sergipana de Ciência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA TABELA ESPECIAL

SLOW FOOD

SOBRE A ARTE DE ADMIRAR O MUNDO