NÚMEROS ELOQUENTES
NÚMEROS ELOQUENTES
José Fernandes de Lima[1]
Há quem afirme que os números, quando devidamente pressionados, podem falar tudo que se deseje.
Cabe, no entanto, lembrar que há números que falam por si só, pois impressionam pelo tamanho e pela mensagem que passam.
É o caso de alguns números que mostraremos a seguir.
A nossa galáxia – Via Láctea - tem mais de 200 bilhões de estrelas. Para termos uma noção do tamanho desse número, basta dizer que se dividíssemos as estrelas de nossa galáxia entre os habitantes da Terra, cada habitante receberia mais de 25 estrelas.
A conversa pode ir mais longe se lembrarmos que a Via Láctea é apenas uma ínfima parte do universo, que contém centenas de bilhões de galáxias como ela. Podemos, desse modo, mediante cálculo simplificado, verificar que o universo possui mais de 1.000.000.000.000.000.000.000 estrelas, ou seja, mais de um sextilhão de estrelas.
Para contar o número de galáxias, os cientistas focalizam o telescópio num ponto determinado e contam o número de galáxias focalizadas. Em seguida, determina-se o ângulo de abertura do ponto focalizado e verifica-se o número de fotografias necessárias para cobrir o espaço total. Por fim, efetua-se a multiplicação desses números para encontrar o total de galáxias.
Esse número é da mesma ordem de grandeza do número de grãos de areia das nossas praias, que também é da ordem de sextilhões, e pode ser encontrado quando estimamos que um metro cúbico de areia contém 100 bilhões de grãos.
A idade do universo é de 13,8 bilhões de anos (4 x 1017 segundos). Esse número pode ser calculado com uma margem de erro inferior a 40 milhões de anos.
A idade da Terra é de 4,5 bilhões de anos. Esse valor foi obtido por Clair Patterson, em 1956, com um método baseado na datação urânio-chumbo. Essa idade é compatível com a explicação de vários fenômenos observados. Houve uma época que as pessoas acreditavam que a idade da Terra seria de meros 6 mil anos.
A velocidade máxima da luz é 300 mil quilômetros por segundo. Isso significa dizer que no intervalo de um piscar de olhos (décimo de segundo) a luz pode completar 6 voltas em torno da Terra. A luz demora 8 minutos para viajar desde o Sol até a Terra.
Quando queremos medir distâncias muito grandes, utilizamos a unidade da medida chamada ano-luz, que corresponde à distância percorrida pela luz em um ano.
A distância percorrida pela luz em um ano é de 9.460.800.000.000 (nove trilhões, quatrocentos e sessenta bilhões e oitocentos milhões) de quilômetros.
Desse modo, quando dizemos que a distância da Terra até a estrila Sírius é de oito anos luz, estamos dizendo que a distância entre elas é de 75.686.400.000.000 quilômetros.
Um átomo é um objeto muito pequeno. O diâmetro de um átomo de carbono mede 1,5 x 10-8 cm. Isso significa dizer que para formar uma linha de 3 cm, necessitaríamos alinhar 200.000.000 (duzentos milhões) de átomos.
O corpo humano tem 7 bilhões de bilhões de bilhões de átomos, ou seja, 7 octilhões de átomos. O corpo humano tem 10 trilhões de células.
O cérebro humano tem 86 bilhões de neurônios. Essa estimativa do número de neurônios do cérebro humano foi feita pela neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houzel, que desenvolveu trabalhos junto com o professor Roberto Lent, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O número de elementos químicos que formam o corpo humano é 59 , sendo que 6 deles – carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo - respondem por 99,1% da nossa composição. Dos 59 elementos encontrados em nosso corpo, 24 são tradicionalmente conhecidos como elementos essenciais. As contribuições de alguns elementos como o molibdênio, o manganês e o cobalto são medidas em partes por milhão e, às vezes, em partes por bilhão.
Se esticarmos o DNA existente no núcleo de uma célula humana podemos ultrapassar o tamanho de 1 metro. A quantidade de células no nosso corpo é tão grande que se emendássemos os DNA esticados poderíamos fazer um fio bem fino e tão comprido que teria mais de 15 bilhões de quilômetros, ou seja, daria para ir até Plutão.
O número de consultas recebidas pelo Google por dia é superior a 4 bilhões, ou seja, são mais de 1,4 trilhão de pesquisas por ano.
O número de habitantes da Terra é de 7,8 bilhões. Desses habitantes, 4 bilhões residem na Ásia, 2 na África, 0,9 na Europa e 0,9 na América.
O Brasil tem 215 milhões de habitantes. 14 milhões estão desempregados.
O orçamento federal brasileiro executado em 2021 foi de 3,861 trilhões de reais.
O percentual dedicado à cultura foi 0,0161%
Os números são fascinantes!E a nossa capacidade de representá-los em diferentes situações é mais ainda. Parabéns ao professor Lima que nos fez passear do micro ao macro.
ResponderExcluir