EDUCAÇÃO BÁSICA E SUSTENTABILIDADE José Fernandes de Lima [1] O direito à educação é fundamental para a concretização de outros direitos sociais. Isso significa dizer que a educação é tanto um objetivo em si mesma como um meio para o atingimento de outros objetivos. Diante dessa constatação, resultamos convencidos de que os currículos da educação básica necessitam deixar claro o tipo de mundo que queremos e os objetivos que desejamos atingir. Os currículos não podem parar nas habilidades e competências sem dizer para que tipo de sociedade queremos utilizar essas habilidades. A construção do currículo deve ser vinculada ao estabelecimento de utopias e à sinalização de objetivos de longo prazo. É necessário pensar utopias sofisticadas, capazes de revolucionar nosso modo de ser, mas enquanto elas não se consolidam, podemos focar nossos objetivos na sustentabilidade do planeta, a exemplo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas....
SERÁ O LÍTIO O NOVO PETRÓLEO? José Fernandes de Lima [1] A crescente demanda por energia limpa e a expansão dos veículos elétricos têm tornado o lítio um recurso estratégico de alta demanda global. O controle das suas reservas e das suas cadeias produtivas está gerando tensões geopolíticas semelhantes às que ocorreram com o petróleo no século XX. O protagonismo assumido pelo lítio tem lá suas razões. Imagine um metal tão leve que flutua na água, mas ao mesmo tempo poderoso o suficiente para armazenar energia que alimenta seu smartphone, computador e até veículos elétricos. Este é o lítio, um elemento químico cujo papel na sociedade vem crescendo exponencialmente, a ponto de ser considerado o “ouro branco” do século XXI. O lítio (símbolo Li, número atômico 3) é o metal mais leve da tabela periódica e o menos denso de todos os elementos que são sólidos em temperatura ambiente. Essa característica aparentemente simples esconde uma versatilidade impressionante. É extremamen...
O QUE PODEMOS APRENDER NA COZINHA José Fernandes de Lima [1] A cozinha é um ambiente rico em oportunidades de aprendizado sobre uma variedade de assuntos. Desde questões científicas até históricas, passando por práticas de matemática e desenvolvimento de habilidades sociais, a cozinha é um verdadeiro laboratório do conhecimento. Na cozinha é possível aprender a cortar, picar, refogar, assar e grelhar alimentos. É possível aprender a usar facas, panelas, frigideiras e outros utensílios de forma eficiente. Na cozinha podemos aprender como os alimentos mudam de estado (sólido, líquido e gasoso) durante o cozimento. É uma oportunidade para se apender a calcular as proporções, os pesos e as medidas. Aprender a conhecer os diferentes grupos de alimentos e combiná-los para uma dieta equilibrada. Escolher ingredientes saudáveis e preparar refeições nutritivas. É um lugar onde se pode desenvolver a criatividade mediante a experimentação de sabores, texturas e apresentações de pratos. Pode també...
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