SOBRE AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO

O avanço tecnológico, o uso das tecnologias da informação e comunicação e a acelerada produção de conhecimentos estão fazendo com que a escola deixe de ser o único ponto gerador de conhecimmentos. Essas transformações afetam particularmente as escolas de ensino médio que necessitam ser recriadas.
O ensino médio brasileiro necessita definir a sua identidade. A definição dessa identidade começa quando afirmamos que o ensino médio é a etapa final da educação básica. Como etapa final da educação básica, o ensino médio deve ser um direito de todos e preparar para a continuidade dos estudos, para o mundo do trabalho e para cidadania. Deve ir além da dicotomia que coloca em oposição a preparação para o vestibular e o ensino de profissões. Deve preparar para a vida.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio recentemente aprovadas pelo CNE discutem profundamente essas questões e apresentam soluções.
Usaremos esse espaço para, aos poucos,  comentar as orientações contidas no referido documento.

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