EDUCAÇÃO BÁSICA E SUSTENTABILIDADE
EDUCAÇÃO BÁSICA E SUSTENTABILIDADE José Fernandes de Lima [1] O direito à educação é fundamental para a concretização de outros direitos sociais. Isso significa dizer que a educação é tanto um objetivo em si mesma como um meio para o atingimento de outros objetivos. Diante dessa constatação, resultamos convencidos de que os currículos da educação básica necessitam deixar claro o tipo de mundo que queremos e os objetivos que desejamos atingir. Os currículos não podem parar nas habilidades e competências sem dizer para que tipo de sociedade queremos utilizar essas habilidades. A construção do currículo deve ser vinculada ao estabelecimento de utopias e à sinalização de objetivos de longo prazo. É necessário pensar utopias sofisticadas, capazes de revolucionar nosso modo de ser, mas enquanto elas não se consolidam, podemos focar nossos objetivos na sustentabilidade do planeta, a exemplo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas....
concordo, a idéia de ciência e produção científica é completamente atrasada e não condiz com o atual perfil da produção de conhecimento. Eu acredito que um dos principais fatores para que isso ainda ocorra é a forma como são preparados os professores de ensino médio. As graduações das áreas de licenciatura não possuem contato nenhum com produção científica, se isso não ocorre com o formador de conhecimento, quem dirá com o pobre aluno de ensino médio treinado para passar no vestibular.
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